(43) 3347-1383 faleconosco@associacaomma.org.br

Lançamento Serviço Nova Trilha

Prefeitura lança programa Nova Trilha para aprimorar suporte social à população de rua.

Está sendo criado um novo espaço público para receber de forma unificada a distribuição de refeições por entidades e instituições locais; gestão ocorre por convênio entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a organização MMA

Com a finalidade de proporcionar ainda mais qualidade aos serviços de proteção e atendimento às pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lançou nesta quinta-feira (26) o programa “Nova Trilha”. A iniciativa viabilizará a oferta de um espaço público unificado para centralizar a distribuição de refeições fornecidas voluntariamente, hoje de forma espalhada pela cidade, por grupos parceiros que já realizam este trabalho, entre instituições sociais, entidades, associações, igrejas e outros.

A medida vem para integrar e complementar o fluxo de ações da “Trilha da Cidadania”, iniciativa municipal premiada nacionalmente que reúne um conjunto de serviços, projetos e programas cujo objetivo é criar condições e abrir caminhos para que este público vulnerável consiga superar sua condição atual e sair das ruas. Isso passa por suporte em assistência social, saúde, educação, cultura, contando com apoio dos órgãos de segurança pública, justiça, trânsito e outros.

O encontro de lançamento do novo programa ocorreu no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, que, juntamente com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, esteve reunido com autoridades locais e representantes de entidades e órgãos sociais. Durante a solenidade, foi assinado o termo de compromisso referente à parceria firmada entre a SMAS e o Ministério Missões e Adoração (MMA), Organização da Sociedade Civil (OSC) que já mantém parceria com a Prefeitura em outros projetos e conduzirá agora os trabalhos da “Nova Trilha”, após ter vencido um edital de chamamento público.  O presidente do MMA, Célio Henrique Carlos esteve presente no evento.

A intenção do “Nova Trilha” é fortalecer a rede socioassistencial e ampliar as articulações entre o poder público e a sociedade civil, abrindo portas às pessoas em um local adequado para recebê-las e propiciar a entrega de alimentação com mais dignidade, segurança e organização. Atualmente, a oferta de refeições pelos grupos ocorre em pontos como praças, igrejas, entidades, Concha Acústica e outras áreas públicas.

Trazendo um atendimento agora mais completo ao público-alvo, as ações da iniciativa irão complementar o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e o Serviço Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). A promoção deste trabalho é voltada a homens e mulheres acima de 18 anos.

Os serviços de articulação, que integram a primeira etapa do novo programa, já estão em andamento, com alguns grupos parceiros confirmados para atuarem, e outros que estão sendo mapeados e sensibilizados para incorporarem este conjunto, o que poderá incluir pessoas jurídicas e físicas. Um local provisório, cedido pela Prefeitura, já está sendo preparado para a realização dos trabalhos de fornecimento de refeições e orientações aos moradores em situação de rua. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e de sábado e domingo, das 10h às 20h. As entregas irão ocorrer de forma planejada e com escala de agendamento, e serão realizadas reuniões periódicas com as equipes para avaliar e adaptar os atendimentos sempre que necessário.

Em um segundo momento, após cerca de três meses, conforme o cronograma, haverá ações voltadas ao trabalho coletivo e integrado para ofertar oficinas, grupos e atividades em conjunto para somar esforços nos objetivos principais do “Nova Trilha”.

O termo de compromisso da Assistência Social com a associação MMA tem duração inicial de 12 meses, com investimento de R$ 615 mil, aproximadamente, por meio de recursos próprios municipais.

O prefeito Marcelo Belinati ressaltou a relevância do suporte em proteção social prestado pelo Município, destacando que a “Nova Trilha” é mais uma forma de catalisar as políticas públicas que se consolidam em Londrina nesse segmento. “As pessoas em situação de rua terão à disposição um lugar mais adequado para sua alimentação, o que traz mais qualidade de vida. Ninguém está nas ruas simplesmente porque quer, existem diversos fatores que motivam tal atitude drástica, desde questões de saúde, transtornos mentais, traumas e problemas familiares, vício em drogas, entre tantos outros. Por isso, devemos ter mecanismos de acolher, dar atenção, proteção e criar condições e oportunidades para que eles possam superar essa realidade triste e difícil”, comentou.

Ainda de acordo com o prefeito, a gestão atual conseguiu aumentar em mais de 100% o orçamento destinado às políticas de Assistência Social, aprimorando uma série de trabalhos e iniciando outros programas. “Todos merecem ser tratados com respeito, amor e carinho, e o programa Trilha da Cidadania, como um todo, faz isso; abraça e colabora para colocar em prática essa proposta de reinserir essas pessoas na sociedade, nas famílias e no mercado de trabalho”, pontuou.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o “Nova Trilha” era a peça que faltava para compor o rol de serviços na conjuntura do Trilha da Cidadania. “A iniciativa é uma porta de entrada importante para pessoas que estão nas ruas e procuram alimentação e ajuda. Muitos grupos voluntários fazem esse trabalho incrível na cidade, mas a ideia é unificar, organizar e fortalecer. Este novo espaço agregará essas entidades e contará com educadores sociais, pedagogo, coordenação, entre outros, e ainda um morador em situação de rua que superou sua condição e atuará também como educador, contando sua história e mostrando que é possível sair dessa”, frisou.

Conforme citou Micali, a “Trilha da Cidadania”, que atende pessoas nas mais diversas áreas, passa por etapas como abordagem social especializada, Consultório de Rua da Saúde, Centro POP, serviço de acolhimento institucional, que conta com diferentes modalidades, e de repúblicas masculina e feminina. Existe ainda a central de vagas de acolhimento adulto, a casa de passagem, entre outros mecanismos de suporte.

O presidente da associação MMA, Célio Henrique Carlos, agradeceu à gestão do prefeito Marcelo pela oportunidade de colaborar com a nova etapa de intensificação da Trilha da Cidadania. Ele disse que é necessário unir ainda mais as entidades e o poder público em torno de um objetivo em comum, citando que o empenho da equipe envolvida neste programa será imenso. “Acompanhando o dia a dia das pessoas que vivem essa situação de rua, sabemos como funciona essa triste condição e como é difícil vencê-la. A Assistência Social tem uma equipe muito qualificada, dedicada e competente. Faremos de tudo para essa iniciativa dar certo”, disse.

Também participaram da cerimônia de lançamento hoje (26) a vereadora Flávia Cabral; o secretário de Defesa Social em exercício, GM Matos; o tenente-coronel comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Marcos Tordoro; a diretora de Proteção Social Especial  da SMAS, Sara Alexius; além de membros do Conselho Municipal de Assistência Social e representantes

Abrir bate-papo
Olá 👋